Conversa de casa-de-banho (I)

Fui a um concerto, há uns tempos. O eterno drama das casas-de-banho. Como sempre, a fila do WC das senhoras era interminável. A dos homens estava vazia. Já vos disse que sou terminantemente contra casas-de-banho separadas? É como termos escolas segregadas por sexo! Ridículo. Há até cabeleireiros que não podem atender clientes de ambos os sexos (sendo multados se o fizerem) porque não têm DUAS casas-de-banho. Já para não falar dos homens nervosos, que não sabem o que fazer quando têm filhas pequenas que têm de levar ao WC, etc., etc., etc.

Homens e mulheres usam a mesma casa-de-banho em casa, tal como em muitos locais de trabalho. Quando estão avariadas, nos restaurantes, usam todos a mesma. Não percebo qual é o problema. Todos temos o dever de nos respeitarmos mutuamente em absoluto, tanto do ponto de vista físico, como moral, como higiénico. É tão simples quanto isso. Casas-de-banho conjuntas são nefastas em que medida?!

Ouvi dizer que as dos homens estão sempre mais sujas, mas nunca o constatei de todas as vezes que as usei. (Sim, sempre que estou aflita e é viável, vou à dos cavalheiros.) Mesmo que isso seja verdade, está na hora de aprenderem com as mulheres, então. Talvez a cerimónia que fizéssemos uns com os outros levasse a casas-de-banho mais limpas em geral. Uma coisa é certa, estou fartinha de esperar em filas. E nunca perceberei o que uma retrete tem que ver com o sexo que trago nas calças ou na cabeça. Suspiro por um país civilizado. Mal posso esperar pelo futuro.

Entretanto, a foto acima tirei-a eu, é a porta do WC do recinto do concerto, que ilustra TUDO o que há de muito errado na cabeça de algumas pessoas que se acham engraçadas. É uma verdadeira pérola cultural. (C-l-a-r-o que a dos homens tinha o boneco «normal». Sim, continuem a afirmar que isto nada diz sobre o machismo objectificante vigente…)


PS: Fui super M/F neste texto, mas vou escrever muito mais sobre casas-de-banho em artigos futuros e a questão das identidades não-binárias nesse contexto será devidamente abordada, prometo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s