Alguns factos sobre genitália feminina

Em tempos li uma lista parecida e pareceu-me boa ideia adaptá-la e partilhá-la aqui. Informação é poder.

Muitas vezes confunde-se vagina com vulva. A vagina é o canal estreito dentro do corpo, não toda a área genital. Conhecermos o nosso corpo é a melhor forma de o amarmos e de cuidarmos dele. (Informem-se junto de fontes fiáveis e nunca tenham receio de fazer perguntas a especialistas de confiança.)

Corrimento vaginal é normal.

O uso de cuecas 24 horas por dia, 7 dias por semana não é necessário. Podemos e devemos dormir sem elas. Essa parte do nosso corpo deve arejar.

As cuecas de algodão são as ideiais, pois permitem que a pele respire.

Em geral, os «pensos diários» não fazem qualquer falta.

O Ph das vaginas é suficientemente ácido para descolorar tecido, daí a descoloração em cuecas coloridas.

O esperma de um homem pode mudar o nosso Ph e também alterar o cheiro da nossa vagina.

As vaginas não devem cheirar a perfume, não esperem nem tentem que cheirem.

Se o fazem, parem de usar pó de talco! Não só é totalmente desnecessário como é prejudicial à saúde. A vulva e a vagina devem estar naturalmente lubrificadas com os seus próprios fluidos.

A melhor coisa que podemos fazer pela nossa vagina é deixá-la em paz. 🙂

Parem de lavar a vossa vagina e/ou a vossa vulva com jacto de duche, sabão ou gel de banho, isso só desequilibra o Ph natural. Basta usar água morna (nunca quente!) e mãos limpas para refrescar a vulva.
Se quiserem/precisarem de lavar a vulva com algo mais do que água, há produtos próprios para o efeito.
Já a vagina lava-se a si mesma. (É para isso que o corrimento serve.)

Se a nossa vagina tem um cheiro mais intenso do que o habitual ou há alguma alteração de cor no nosso corrimento, devemos ir ao ginecologista, pois é um sinal de que algo pode não estar bem. Não é nossa culpa nem culpa da nossa vagina. Os corpos são assim mesmo.

A candidíase (que provoca comichão forte, corrimento intenso, ardor, etc.) é muito comum! Significa que a flora da zona genital se alterou (os fungos naturais da região aumentaram – devido a actividade sexual, flutuações hormonais ou outro motivo). O tratamento é simples.

A quantidade das relações sexuais não tem qualquer relação com o quão «apertada» é a nossa vagina. (Ter filhos pela via vaginal também não «alarga» a vagina. Ela expande para o bebé passar e, depois, encolhe novamente.)

Os lábios mais volumosos ou compridos são mais comuns do que os pequenos e curtos (mas todos são normais).

Devemos beber muita água e fazer xixi depois das relações sexuais. Dessa forma, limpamos o trato urinário de bactérias que lá possam ter entrado, evitando infecções urinárias.

Quando tiverem de tratar uma infecção urinária com antibiótico, peçam ao vosso prestador de cuidados de saúde que vos receite também um protector da flora genital — os antibióticos matam os bichos maus, mas também desequilibram a flora, o que depois pode provocar candidíase.

Amigas, temos de ser nós as primeiras a cuidarmos de nós mesmas. Explorem e aceitem o vosso corpo, esqueçam opiniões de gente desinformada.

Boa terça-feira! ❤  

PS: Muitas vezes, ficamos tão preocupadas com o nosso cheiro (anos a ouvir piadas adolescentes sobre bacalhau deixam qualquer moça paranóica) que nos esquecemos de que os pénis também cheiram, e não é pouco. Se o pénis do vosso parceiro vos parecer ter um cheiro demasiado intenso é porque está na hora de ele o passar bem por água. Quando assim for, peçam-lhe com toda a naturalidade que faça isso mesmo antes de iniciarem a brincadeira. Muito mais agradável para todos. (Senhores, sei de um cavalheiro que borrifava o membro com perfume antes do acto. Não façam esse disparate, sim? O que é natural é bom. Gostem de vocês também.)

Photo by Charles on Unsplash.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s