5 Formas de Não Ajudar

A propósito dos acontecimentos recentes nos EUA (que, afinal, nada têm de recentes e vêm muito de trás), tenho lido bastante sobre o que fazer e não fazer em prol da causa anti-racista. Há milhares de formas de ajudar, felizmente, mas também há várias formas de desajudar, mesmo que inadvertidamente. Um dos artigos com que me cruzei merece divulgação aos quatro ventos e partilho-o aqui. É sobre 5 coisas típicas que mulheres brancas bem intencionadas dizem quando confrontadas com situações de racismo como aquela de que Chris Cooper viveu há uns dias. (Já nem vou falar das horrendas morte de George Floyd, Breonna Taylor e muitos outros, em que não paro de pensar.) Coisas como:

  • Enquanto mulher branca, sinto vergonha alheia.
  • Nem todas as mulheres brancas são assim, mas esta em particular é péssima pessoa.
  • Há outros aspectos importantes nesta situação além do racismo.
  • Se eu lá estivesse, teria feito X ou Y.
  • Vou explicar-vos tudo o que sei sobre racismo.

Isto são tudo reacções erradas e o texto explica de forma brilhante o porquê. (E o porquê de se estar a falar aqui de mulheres caucasianas.)
Vale a pena ler até ao fim, inclusive as FAQ.

A leitura é de óptimo proveito para muito mais do que situações de racismo. Poderia fazer-se algum muito parecido sobre homens brancos quando confrontados com situações de machismo. Mas, sobre isso, falarei noutro artigo.

PS: É incrível como saber ler inglês me dá acesso a tantos recursos. Ensinar inglês – e literacia mediática! – a todos é uma grande medida promotora da igualdade, não haja dúvida. (Desculpem estar sempre a fazer referências a peças estrangeiras, mas acaba por ser inevitável…)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s