Sê Bela e Fala-te com Rosa Azevedo

Nova entrevista do podcast inspirado no documentário de 1981, pelo colectivo feminista Les Unsoumuses, realizado por Delphine Seyrig e composto por uma série de entrevistas a várias atrizes francesas e norte-americanas, que nele refletiam acerca da objetificação a que eram sujeitas e das condições adversas sob as quais trabalhavam. As suas reflexões, sendo específicas sobre o trabalho de atriz, terminam por ter muita ressonância para toda a mulher que ocupe espaço público e tenha qualquer tipo de visibilidade.

Sê Bela e Cala-te apresentava umas série de perguntas que permitiam pensar e desconstruir o que significa existir como mulher no mundo. As respostas eram tão inquietantes quanto desafiadoras. Quarenta anos passado, pensámos voltar a fazer essas mesmas perguntas – mas, desta vez, a várias mulheres de várias artes e ofícios. Sê Bela e Fala-te retoma as perguntas originalmente feitas pelas insubmusas e trá-las até algumas insubmusas dos nossos dias. Mensalmente, iremos apresentar aqui as respostas delas – e toda a conversa em torno.

Esta entrevista é com a livreira, editora e ativista cultural Rosa Azevedo. Podem saber mais acerca da Snob, a sua livraria e editora, aqui, e acerca do seu restante trabalho aqui.

O documentário Sois Belle et Tais-Toi está disponível online e há um excelente documentário sobre o trabalho de Delphine Seyrig e das Insubmusas no Filmin. E vale a pena conhecer o trabalho que o coletivo ainda faz no Centro Audiovisual Simone de Beauvoir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s